data-filename="retriever" style="width: 100%;">
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Rogério Perobelli/Arquivo pessoal
A Guarda Municipal esteve em uma agência do Banco Itaú, localizada na Avenida Rio Branco, na manhã desta terça-feira após receber denúncias de aglomeração de pessoas no local. Segundo a prefeitura, a equipe de fiscalização, juntamente com a Guarda, notificou o banco e deu orientações de como a agência deveria proceder. Por ser o quinto dia útil do mês, a movimentação no dia de hoje foi mais intensa no Centro de Santa Maria. Muitas pessoas saíram de casa para sacar dinheiro e pagar contas nesta terça-feira.
De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo, os funcionários foram orientados a demarcar a fila, respeitando a distância entre as pessoas. Também foi pedido que colaboradores fizessem o controle do distanciamento. Como o banco já havia sido denunciado e fiscalizado em outras ocasiões, uma multa pelo descumprimento de medidas de segurança será aplicada.
A assessoria de comunicação do Itaú foi contatada pela reportagem e disse estar trabalhando para se adequar às diversas legislações vigentes em estados e municípios onde opera. Ainda de acordo com a comunicação, "o banco orienta seus clientes que deem preferência para os canais digitais, mantenham a distância segura recomendada pelos órgãos competentes e que evitem ir às agências bancárias. Contudo, o banco precisa atender a população que carece de seus serviços e seguir as normas de atendimento bancário estabelecidas por conta da Covid-19. Para que os clientes possam se informar sobre os serviços disponíveis em ambiente digital, o banco criou a página https://www.itau.com.br/coronavirus/, além de estar disponível nos canais de atendimento para eventuais esclarecimentos."
*Colaborou Felipe Backes